Operação Sinal Zero reforça fiscalização de monitorados eletrônicos em Porto Velho e Candeias

30/01/2026 - 16:14 hs

Reforçando as ações de segurança e o controle do sistema prisional, o governo de Rondônia deflagrou, nesta sexta-feira (30), a terceira fase da Operação Sinal Zero, em Porto Velho e Candeias do Jamari. A ação é conduzida pela Polícia Penal, por meio da Unidade de Monitoramento Eletrônico do Sistema Prisional (Umesp), vinculada à Secretaria da Justiça (Sejus) e PMRO, por meio do 1º BPM.

Nesta etapa, 25 pessoas monitoradas estão sendo fiscalizadas nas zonas Norte, Sul e Leste da capital, além de Candeias do Jamari. A operação tem como objetivo verificar o cumprimento das condições do monitoramento eletrônico, incluindo saídas não autorizadas, desligamento indevido do equipamento e ausência de contato com a equipe técnica, situações que caracterizam descumprimento das regras.

A Operação Sinal Zero integra um conjunto de ações do governo de Rondônia voltadas ao reforço da segurança prisional, do monitoramento de pessoas privadas de liberdade e do controle interno do sistema prisional, incluindo revistas gerais e fiscalizações do monitoramento eletrônico em diversos municípios do estado.

De acordo com o diretor da Umesp, Eliel de Souza, a Operação Sinal Zero foi criada para intensificar a fiscalização de monitorados reincidentes no descumprimento das regras do monitoramento eletrônico. “A ação tem como foco reforçar o controle sobre pessoas que descumprem reiteradamente as determinações judiciais. Nesta terceira fase, a fiscalização prioriza monitorados que demonstraram resistência ao cumprimento da pena. Diante do período pré-Carnaval, a atuação preventiva e ostensiva se torna ainda mais necessária para reduzir riscos à segurança pública”, afirmou.

O comandante do Batalhão Rondon, Alex Miranda destacou a importância da operação. “A participação da Polícia Militar reforça o trabalho integrado das forças de segurança do estado. A fiscalização do monitoramento eletrônico contribui diretamente para a prevenção de crimes e para a manutenção da ordem pública, garantindo mais segurança à população.”

O titular da Sejus, Marcus Rito ressaltou que a Operação Sinal Zero integra a rotina permanente de ações voltadas ao controle interno do sistema prisional. “As ações preventivas e ostensivas realizadas pela Polícia Penal, por meio da Unidade de Monitoramento Eletrônico, são essenciais para manter o sistema prisional sob controle e reforçar a segurança em todo o estado”.