Major da PM é preso em operação contra exploração sexual de adolescentes em Roraima

Major Edmilson Costa Lima, de 43 anos, foi preso pela Polícia Civil. Namorado dele, um agente da Polícia Civil, um servidor Tribunal de Justiça e um gerente comercial também foram alvos.

25/09/2025 - 15:48 hs

Major da PM é preso em operação contra exploração sexual de adolescentes em Roraima. Major Edmilson Costa Lima, de 43 anos, foi preso pela Polícia Civil. Namorado dele, um agente da Polícia Civil, um servidor Tribunal de Justiça e um gerente comercial também foram alvos.
O major da Polícia Militar Edmilson Costa Lima, de 43 anos, foi preso nesta quinta-feira (25) em operação de combate à exploração sexual de adolescentes em Boa Vista. O oficial foi preso na Rodoviária Internacional de Boa Vista, quando chegava do Amazonas em um ônibus de linha comercial.
Além de Costa Lima, também foram alvos da operação o namorado dele, um jovem de 20 anos, um agente da Polícia Civil, de 57, um analista judiciário do Tribunal de Justiça de Roraima, e um gerente comercial, ambos de 49 anos. Os nomes dos demais investigados não foram divulgados pela polícia.
Os mandados de prisão eram contra o major e o namorado, que ainda não foi localizado. As demais ordens judiciais eram de buscas e apreensão na casa dos investigados. O g1 tenta localizar a defesa do major preso.
Em nota, a PM informou que Costa Lima "passa por exame de corpo de delito e, em seguida, será conduzido ao Comando de Policiamento da Capital, onde aguardará a audiência de custódia."
A ação contra os suspeitos foi batizada de "Operação Ilíria" em referência à obra Noite de Reis, de William Shakespeare, ambientada na fictícia região de Ilíria, cenário marcado por disfarces e manipulação, simbolizando a conduta dos investigados, que ocultavam práticas criminosas por trás de aparências respeitáveis, cargos públicos e influência social, enquanto cometiam graves violações contra os direitos de crianças e adolescentes.