Controlador Geral, Elias Caetano, elaborou planilha de preço que causou superfaturamento de R$ 6 milhões, aponta Polícia Federal

Elias Caetano, foi nomeado para o cargo pelo ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires e permanece na gestão do prefeito Marcito Pinto

Por Da Redação 17/12/2019 - 11:35 hs

O Elias Caetano da Silva, nomeado pelo ex-prefeito Jesualdo Pires Ferreira Júnior no ano de 2013 para o cargo de Controlador-Geral do Município de Ji-Paraná é apontado pela Policia Federal na operação Rapina, por ter sido o responsável pela confecção da planilha de composição e formação de preços do Pregão Eletrônico nº 24/2016 enquanto era Controlador-Geral, não usual em processos licitatórios, que causou superfaturamento de 6 milhões.

De acordo com a PF, Elias Caetano, na planilha de preços elaborada pelo Controlador-Geral, constatou-se erros na metodologia de cálculo que influenciaram no valor final do quilômetro quadrado.

Fato incomum na Prefeitura de Ji-Paraná, o responsável por elaborar a planilha de custo do transporte escolar, foi o mesmo realizou análise dos preços ofertados pela empresa A.S. Mendes & CIA LTDA vencedora do certame licitatório, hoje a empresa C. R. SANTOS JÚNIOR & CIA LTDA - ME.

A PF de Ji-Paraná pediu a prisão preventiva do Controlador-Geral, Elias Caetano da Silva, para instrução do IPL 059/2017, instaurado pela PF para apurar indícios de corrupção na Secretaria Municipal de Educação envolvendo o transporte escolar terceirizado.

O juiz federal Samuel Parente Albuquerque, entendeu que não há notícia nos autos de situações atuais para decretar a prisão preventiva, e a plicou a medida cautelar de proibição de ausentar-se do Município de seu domicílio por prazo superior a 15(quinze) dias sem autorização judicial.

Atendendo à solicitação da PF de Ji-Paraná, o juiz decretou busca e apreensão na Controladoria-Geral, local de trabalho de Elias Caetano, de quaisquer elementos de prova como papéis, computadores e outros que puderem ser utilizados na comprovação da materialidade e autoria delitivas. Requereu, à vista do material apreendido, a quebra do sigilo de dados contidos nos materiais apreendidos para a realização de perícia.

De acordo com as informações publicadas no sítio eletrônico da Prefeitura de Ji-Paraná, a Controladoria Geral do Município - CGM, tem as competências de exercer a plena fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos órgãos e das entidades públicas da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Municipal, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação de subvenções e renúncia de receitas.

Clica aqui e conheça todas as atribuições da Controladoria Geral do Município de Ji-Paraná, que é totalmente diferente do que a CGM vem praticando.