SINDSEM realiza reunião com o Presidente da Câmara, Affonso Cândido e mais 6 vereadores

A reunião foi para buscar integrar os ACSs/ACEs no PCCS da Saúde de Ji-Paraná, que foram deixados de fora da Lei nº 1250/2003 na gestão do ex-prefeito Leonirto Rodrigues

Por Da Redação 11/12/2019 - 18:07 hs

Ji-Paraná - RO: Na manhã de hoje (11), o Presidente da Câmara de Vereadores Affonso Cândido (DEM) realizou reunião na Câmara de Vereadores com o Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ji-Paraná/RO, Valcir de Souza e o Albuquerque, acompanhados de três Agentes Comunitárias de Saúde, Jeniffer Nascimento de Jesus, Laudenir José da Silva Brito e Clarice Domingos de Godoi Santos.

Na oportunidade foi debatido a inclusão dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combates Endemias (ACE) na Lei Municipal nº 1250, de 01 de setembro de 2003 que instituiu o Plano de Cargos, Carreira e Salários dos servidores da Prefeitura de Ji-Paraná vinculados administrativamente a Secretaria Municipal de Saúde.

Também estavam presentes na reunião, os vereadores Izaías Arnica, Lourenil Gomes (PTB), Ademilson Procópio (PTB), Jessé Mendonça (PDT), Du Galdino (PSDB) e Marcelo Lemos (PSD), que ouviram as reivindicações dos ACSs e ACEs, que se sentiram desprestigiados pelas gestões anteriores, deixando-os de fora da progressão funcional.

O presidente do SINDSEM, Valcir de Souza e o Albuquerque informaram aos vereadores que 95% do salário dos ACSs/ACEs vem do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Ji-Paraná fica com 5% do restante, se integrar os trabalhadores na Lei nº 1250/2003, que criou o PCCS exclusivo da Saúde, o impacto mensal ficará em torno de 66 mil.

Atualmente a Prefeitura de Ji-Paraná conta com 185 ACSs e 15 ACEs, e nenhum destes trabalhadores estão integrados ao PCCS da Saúde.

A busca pela reunião de hoje (11) com vereador Affonso Cândido, presidente da Câmara de Vereadores, foi decidida em assembleia realizada na manhã de ontem (10), na sede administrativa do SINDSEM, que os trabalhadores em conjunto com o Sindicato, decidiram agendar está reunião com os vereadores em busca de apoio para ser acrescentado no anexo a Lei nº 1250/2003 (PCCS da Saúde), uma tabela enquadrando os ACSs/ACEs na Classe C II, para poder assim avançar na carreira a cada dois anos, como acontece com os demais trabalhadores da Saúde de Ji-Paraná.

Foi informado aos vereadores que a equipe do Sindicato (Valcir e Albuquerque) estiveram reunidos com o Prefeito Marcito Pinto tratando deste assunto, que segundo o prefeito não viria problemas algum em buscar resolver a questão dos ACSs/ACEs.

Como a equipe do Sindicato (Valcir e Albuquerque) já estiveram com o prefeito Marcito, o presidente da Câmara de Vereadores, Affonso se comprometeu a reforçar o pedido dos trabalhadores junto ao prefeito, e buscar resolver a questão o mais rápido possível.