Brasil é campeão da AmeriCup de basquete após 16 anos de jejum
Seleção masculina ergueu taça após vitória sobre Argentina no domingo
Seleção masculina ergueu taça após vitória sobre Argentina no domingo
Após um hiato de 16 anos, a seleção brasileira masculina de basquete voltou a conquistar um título da AmeriCup, a Copa América da modalidade. A final em Manágua (Nicarágua), no na noite de domingo (31), colocou frente a frente rivais históricos: Brasil e Argentina.
O clássico foi equilibrado desde o início, e no final a amarelinha levou a melhor por 55 a 47. A vitória sobe os argentinos veio em clima de revanche. Há três anos, na AmeriCup em Recife (PE), a seleção chegou à final, mas ficou com o vice-campeonato, após revés para os hermanos por 75 a 73.

O título da AmeriCup foi o quinto do Brasil em 20 edições da competição – o último havia sido em 2009. Na terceira posição ficaram os Estados Unidos que derrotaram o Canadá (90 a 85) na luta pelo bronze. A campanha brasileira somou cinco vitórias em seis partidas – o único revés foi para os Estados Unidos no último jogo da primeira fase, quando a seleção já estava classificada às quartas.
Em noite inspirada, o armador Yago Santos foi o maior pontuador da partida, com 14 pontos (três triplos) e cinco assistências. Quem também sobressaiu em quadra foi o ala Bruno Caboclo com 11 pontos e sete rebotes. Também marcaram Gui Deodato (nove pontos) e Vítor Benite (oito) também foram decisivos para a vitória.
“Precisamos olhar para tudo o que cada jogador fez aqui e nos orgulhar de ganhar um título. E, além disso, contra a Argentina, o que torna tudo ainda melhor — especialmente em um torneio que já havíamos perdido antes... Então, sim, temos que comemorar; todos precisam se orgulhar do que fizeram. E temos que pensar nos próximos passos, porque é isso que queremos — colocar o Brasil cada vez mais alto no topo”, projeto o armador de 26 anos, durante coletiva de imprensa após a final.
Yago também foi eleito MVP (Most Valuable Player), o melhor jogador da competição na tradução em português. Ele foi escolhido para o All Star Five (quinteto ideal) da AmeriCup junto com Caboclo. Os outros três atletas do time ideal foram o argentino Juan Fernández, o norte-americano Javonte Smart e o canadense Kyshawn George.
O técnico Aleksandar Petrovic, que retornou ao comando da seleção há um ano e quatro meses, considerou crucial para a conquista do título o poder defensivo da equipe ao longo do torneio.
“Eu sempre disse ao time que o ataque pode vencer um único jogo, mas para ganhar o título, você tem que defender. Estou muito feliz porque fizemos isso, conseguimos mudar nossa mentalidade”, elogiou o treinador.
O próximo compromisso da seleção será o torneio classificatório (eliminatórias) para a Copa do Mundo de basquete de 2025, com previsão de início em novembro. O Brasil está no Grupo C, junto com Venezuela, Colômbia e Chile.
23 de agosto – primeira fase – Brasil 81 x 76 Uruguai
24 de agosto – primeira fase – Brasil 84 x 66 Bahamas
26 de agosto – primeira fase – Brasil 78 x 90 Estados Unidos
28 de agosto – quartas de final – Brasil 94 x 82 República Dominicana
30 de agosto – semifinal – Brasil 92 x 77 Estados Unidos
31 de agosto – final – Brasil 55 x 47 Argentina
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.