A Polícia Civil de Rondônia deflagrou nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (28) a Operação Territorium, para cumprimento de 10 medidas cautelares, sendo quatro mandados de prisão temporária e 6 de buscas domiciliares. A ação contou com o apoio estratégico do Núcleo de Inteligência do Batalhão de Patrulhamento Tático de Ação e Reação (BPTAR), da PM.
A ofensiva é resultado das investigações sobre o homicídio de Jonatais Barreto Santos, executado no dia 25 de novembro de 2024, nos fundos do residencial Porto Madero IV, na zona Leste de Porto Velho. Segundo a apuração policial, a vítima foi assassinada por integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), que exerce domínio sobre a região.
De acordo com os investigadores, Jonatais foi inicialmente filmado na janela do apartamento onde morava com a companheira. Pouco depois, membros da facção invadiram o imóvel, apreenderam o telefone celular da vítima e, após análise do conteúdo, decidiram retornar ao local. Ele foi então sequestrado e executado com vários disparos de arma de fogo, em plena luz do dia, nos fundos do condomínio.
As apurações indicam que os criminosos encontraram, no celular de Jonatais, uma fotografia em que ele fazia com as mãos o gesto do número "2", símbolo associado ao Comando Vermelho (CV), facção rival. O gesto foi interpretado como uma possível ligação com o grupo adversário, levantando a suspeita de que a vítima seria um "espião" infiltrado.
Ainda segundo a Polícia Civil, Jonatais não possuía antecedentes criminais nem qualquer vínculo com o tráfico de drogas ou organizações criminosas. O único fator que motivou a execução, conforme a lógica imposta pela facção, foi o fato de ele ter morado anteriormente em uma área sob domínio do CV.
Com base nas provas reunidas, a Delegacia de Homicídios identificou a participação direta de Thiago H.F.S., Lucas F.R., Andrey B.M. e Alan G.J., no crime. As prisões temporárias dos investigados foram decretadas pela 2ª Vara do Tribunal do Júri de Porto Velho.
As investigações continuam com o objetivo de identificar outros envolvidos na execução de Jonatais Barreto.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Governo do Acre decreta emergência em saúde pública por risco de disseminação do sara...
Morre mulher que pilotava bicicleta elétrica sem capacete e se envolveu em acidente
CRIME BRUTAL: Oficial da Marinha acusado de matar os pais do ex-namorado vai a júri popul...
Homem de confiança do governador Marcos Rocha é alvo de operação da Polícia Federal
Governo Marcos Rocha gasta R$ 26 milhões por ano em propaganda enganosa e controle da imp...
Vereadores não podem receber remuneração para participarem de comissões, diz TCE
Candeias: Polícia Civil cumpre mandados e afasta servidores em nova fase da Operação "T...
Foragido condenado por matar policial militar morre ao reagir à prisão em Cacoal