Inscrições para seleção com 2600 vagas de graduação na Unir encerram no domingo

24/01/2024 - 12:00 hs

Encerram no próximo domingo, dia 28 de janeiro de 2024, as inscrições no PS UNIR 2024, o processo que seleciona novos alunos para os cursos de graduação com entrada no 1º e 2º semestres letivos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). São ofertadas 2.620 vagas em 63 cursos de graduação nos campi da UNIR nas cidades de Ariquemes, Guajará-Mirim, Presidente Médici, Vilhena, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Porto Velho.

As novidades do PS UNIR 2024 são a bonificação de 18% na nota obtida por estudantes de escolas públicas de Rondônia no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), e a oferta de vagas específicas para indígenas, quilombolas, camponeses, pessoas trans e PcDs, além das vagas já existentes por cotas.

O edital está publicado na íntegra no Portal da UNIR (www.unir.br) e no Portal de Processos Seletivos (www.processoseletivo.unir.br) da Universidade. Confira mais detalhes a seguir.

A seleção será pela nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). No ato da inscrição o candidato deverá escolher a nota que irá utilizar, podendo optar pelas edições de 2023, 2022 ou 2021. No Manual do Candidato (Acesse aqui) há mais informações detalhadas sobre o PS UNIR 2024.

O ingresso com as notas do Ensino Médio está previsto no edital do PS UNIR 2024 somente para cursos que não preencherem todas as vagas a partir do Enem. Neste caso, havendo tempo hábil, será publicado um edital complementar para seleção via histórico escolar.

A inserção da Bonificação Regional do PS UNIR 2024 é o acréscimo de 18% na nota obtida pelo candidato no Enem (2023, 2022 ou 2021) para estudantes que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas de Rondônia. O candidato fará adesão à bonificação regional no momento da inscrição.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período de 16 a 28 de janeiro, exclusivamente de forma online,  por meio do Sistema do Processo Seletivo de Discente (acesse aqui). No momento da inscrição os candidatos informarão sua nota do Enem e o local onde estudaram no Ensino Médio.

No PS UNIR 2024 foram lançados dois editais de forma conjunta: um voltado para Ações Afirmativas próprias da UNIR (indígenas, quilombolas, camponeses, pessoas trans e PcDs) com inscrição própria; e outro para as demais vagas, que incluem as cotas já existentes e as vagas de ampla concorrência.

As Ações Afirmativas garantem 5 vagas reservadas em cursos que ofertam a partir de 30 vagas. Quando houver menos vagas disponíveis há a previsão de critério de prioridade para preenchimento, conforme a ordem a seguir: indígenas, quilombolas, camponeses, pessoas trans e PcDs.

As demais vagas de cada curso, após atendidas as Ações Afirmativas, serão destinadas às demais categorias, sendo mantidas as cotas para estudantes de escolas públicas: pretos e pardos, indígenas, PcDs e de famílias com baixa renda, além da inclusão da nova cota para quilombolas.

Após a divulgação do resultado final, serão publicados os editais para bancas de Heteroidentificação, Verificação e Validação, para análise das candidaturas para as vagas de cotas e de ações afirmativas. Esta será a primeira vez que estas bancas serão utilizadas na UNIR para todos os cursos de graduação.

A primeira chamada para matrículas está prevista para o mês de março e o início das aulas do semestre letivo 2024.1 será no dia 11 de abril, conforme o Calendário Acadêmico 2024.

As inscrições para o PS UNIR 2024 começam no mesmo dia em que será divulgado o resultado do Enem 2023: 16 de janeiro.