Aldo diz que mudança de peso está sendo fácil, mas admite: “Achava que era impossível”

Ex-campeão dos penas desceu de peso e fará sua estreia na divisão dos galos neste sábado contra Marlon Moraes no UFC 245

Por COMBATE 11/12/2019 - 10:30 hs

José Aldo fará um dos duelos mais aguardados do UFC 245, neste sábado, em Las Vegas. O ex-campeão dos penas fará sua estreia na divisão dos galos em um duelo contra seu compatriota Marlon Moraes. Tão desafiador quanto seu adversário no octógono, a luta de Aldo contra a balança vem chamando a atenção.

Se fisicamente a mudança em seu corpo já é visível, o faixa-preta da Nova União contou em entrevista exclusiva ao Combate.com como vem fazendo o tão falado corte de peso.

- Agora estou bem. Já bati o peso-pena, treinando todo dia bem e forte, para mim está sendo fácil. Pela primeira vez estou fazendo dieta, então não atrapalhou nada. Só me ajudou. Mas nunca fui de comer muito, sempre comi bem, sempre tive uma nutrição boa, sadia, nunca fui de comer besteira nenhuma. Tive dois meses de dieta, comendo regrado, certinho, foi bem fácil.

A mudança de peso fez com que Aldo se sentisse diferente. Segundo ele, uma versão dele mesmo quando estreou no WEC na década passada.

- Pela primeira vez na vida eu me sinto de novo igual quando cheguei no WEC. Rápido, veloz e habilidoso. Acho que dessa maneira que vou chegar nesse novo peso. Meu treinamento foi todo baseado nisso, nunca treinei tão bem, e fazendo dieta pela primeira vez. Não uma dieta tão forte, mas uma dieta boa, que me deixava bem, que me dava uma boa energia, um bom combustível, para que eu pudesse treinar forte.

O brasileiro confessa que, embora se sinta bem com o corte de peso, nunca havia pensado na possibilidade de lutar na divisão dos galos.

- Jamais (pensei nisso). O Dedé sempre falou isso pra mim, que eu poderia lutar no peso-galo, mas eu sempre tirava isso da cabeça de todo mundo. Não me via lutando no peso-galo, achava que era impossível na época, principalmente porque estava bem sendo campeão ou perto do título. Não me via descendo para o galo, mas subindo para os leves.

Marlon Moraes é um velho conhecido do ex-campeão. Natural de Nova Friburgo, no Estado do Rio de Janeiro, ele treinou durante alguns meses na equipe Nova União antes de se mudar para os Estados Unidos. Aldo, no entanto, admite que não se lembra de como eram os treinos com o adversário deste sábado.

- Faz tanto tempo que não faço nem ideia. Mas ele é um moleque sangue bom, treinou com a gente na academia antes de vir pra América, não tenho nada contra ele. Hoje cada um defende seu lado. Faz parte da luta. Tecnicamente ele é bem explosivo, joga fechado, tem bons chutes, ele explora bastante isso.

Marlon Moraes será o adversário de Aldo neste sábado — Foto: Evelyn RodriguesMarlon Moraes será o adversário de Aldo neste sábado — Foto: Evelyn Rodrigues

Marlon Moraes será o adversário de Aldo neste sábado — Foto: Evelyn Rodrigues

Com todo seu histórico no UFC, Aldo aposta que uma vitória no sábado possivelmente lhe credencia para uma disputa de título. No entanto, ele deixa claro que o grande desafio é o duelo contra seu compatriota.

- Vencendo no sábado, sou o novo campeão mundial. Isso é fato, não tem pra onde correr. A luta pelo título é essa com o Marlon. Assim que considero, e assim que ganhar pode falar que sou o novo campeão. O Cejudo é um cara muito engraçado, gente boa também, está dando uma movimentada na categoria, mas nem estou pensando nele. Primeiro tenho que pensar no Marlon e assim que eu vencer vou ser o campeão mundial.

Combate e o Combate Play transmitem o UFC 245 ao vivo, na íntegra e com exclusividade no próximo sábado, dia 14 de dezembro. O Combate.com transmite as duas primeiras lutas do card preliminar em vídeo e acompanha todo o torneio em Tempo Real.

UFC 245
14 de dezembro, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL (1h, horário de Brasília):
Peso-meio-médio: Kamaru Usman x Colby Covington
Peso-pena: Max Holloway x Alexander Volkanovski
Peso-galo: Amanda Nunes x Germaine de Randamie
Peso-galo: Marlon Moraes x José Aldo
Peso-galo: Petr Yan x Urijah Faber
CARD PRELIMINAR (20h15, horário de Brasília):
Peso-meio-médio: Geoff Neal x Mike Perry
Peso-galo: Ketlen Vieira x Irene Aldana
Peso-médio: Ian Heinisch x Omari Akhmedov
Peso-meio-médio: Matt Brown x Ben Saunders
Peso-pena: Chase Hooper x Daniel Teymur
Peso-mosca: Brandon Moreno x Kai-Kara France
Peso-mosca: Jessica Eye x Vivi Araújo
Peso-médio: Punahele Soriano x Oskar Piechota