Poderoso caça russo Su-34 é abatido na Ucrânia; piloto ejetou e foi preso

06/03/2022 - 17:45 hs

Uma das “joias” das Força Aérea russa, um caça bombardeiro modelo Sukhoi Su-34 foi abatido neste sábado (5) sobre a cidade de Chernihiv, norte da Ucrânia.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento da queda da aeronave. Nas imagens é possível ver ucranianos comemorando o abate do poderoso avião militar, que seria usado para bombardear alguma região do país governado por Volodymyr Zelensky.

Segundo autoridades da Ucrânia, o caça foi derrubado por um míssil disparado através de um lançador portátil russo de origem soviética, o chamado Igla-S.

Após o abate da aeronave, fotos que mostram seus destroços e as bombas com as quais estava equipada passaram a se espalhar pelas redes sociais. O piloto do Su-34 conseguiu ejetar antes do caça se chocar com o solo e, ferido, foi capturado por militares ucranianos e preso para ser interrogado. O copiloto, por sua vez, morreu.

Segundo parte da mídia da Ucrânia e europeia, o oficial que conseguiu ejetar seria o Major Krasnoyartsev, figura próxima ao presidente Vladimir Putin e que teria atuado em operações militares russas na Síria.