Marcos Rogério e mais dois senadores tentam tirar Renan Calheiros da CPI da Covid no STF

28/04/2021 - 10:17 hs

O senador Marcos Rogério (DEM) assinou nesta terça-feira (27) Mandado de Segurança junto com os colegas Jorginho Mello (PL) e Eduardo Girão (Podemos) e encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a suspeição dos senadores Jader Barbalho (MDB) e Renan Calheiros (MDB) na CPI da Pandemia por ambos serem pais de governadores, eventuais alvos dos trabalhos de investigação.

A questão foi suscitada na abertura na instalação da CPI, mas o presidente Omar Aziz (PSD) não levou em consideração e manteve Renan Calheiros na relatoria. Reconhecida a suspeição, Marcos Rogério também aguarda que o STF impeça o parlamentar, pai do governador Renan Filho (Alagoas), de relatar a CPI.

Até o final da noite de ontem, havia 173 pedidos de requerimento dos senadores que serão avaliados pela CPI. Marcos Rogério apresentou pelo menos 8, reforçando o pedido de investigação dos repasses dos recursos federais a estados e municípios. O parlamentar lembra que pelo menos 80 operações da Polícia Federal foram realizadas para apurar desvios de verbas destinadas ao combate da Covid-19.

Rondônia também foi alvo

O Estado de Rondônia também foi alvo de operação da Polícia Federal. Em julho de 2020, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) adquiriu mais de R$ 10 milhões de kits de testes rápidos para o Coronavírus e adiantou R$ 3 milhões para uma empresa.

Nas investigações foram apurados indícios de irregularidades na dispensa de licitação para compra dos testes, que não possuíam registro na Anvisa, e superfaturamento no valor de cada unidade adquirida, comparado ao preço ofertado em chamamento público realizado pela Superintendência Estadual de Licitações (Supel).