Operação Boi Fantasma prende dois em investigação sobre simulação da movimentação de bovinos

13/04/2021 - 08:03 hs

A Polícia Civil de Rondônia, em ação conjunta com a Idaron, deflagrou na manhã desta terça-feira (13), a Operação Boi Fantasma em combate aos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, corrupção ativa, crimes tributários e lavagem de capitais. Duas pessoas foram presas por porte irregular de arma de fogo.

No total, foram cumpridos 7 mandados de busca e apreensão em localidades urbanas e áreas rurais nos municípios de Cacoal, Ariquemes, Nova Mamoré e Lábrea. Em todas essas localidades também se procedeu à fiscalização administrativa da Idaron.
Além das prisões em flagrantes, a operação resultou na coleta de elementos de informação e provas importantes para o prosseguimento das investigações e apreensão de cinco armas de fogo.

Segundo a Polícia, os investigados colocam em risco a sanidade animal, através da simulação da movimentação de bovinos, expondo também todo o rebanho da região ao risco de contaminação por aftosa e brucelose, além de outras enfermidades.

A operação contou com apoio da Polícia Civil do Acre, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf-AC), Secretaria de Estado da Fazenda, Governo do Estado do Acre (Sefaz-AC), Secretaria do Estado de Finanças (Sefin-RO) e Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf-AM).

A fiscalização sanitária ocorreu em diversos pontos, identificando centenas irregularidades administrativas por parte da Idaron, com a consequente autuação dos responsáveis, tanto em Rondônia como no Amazonas, com participação da Agência ADAF.

O nome da operação Boi Fantasma refere-se ao fato de que os rebanhos bovinos existem apenas nos sistemas ou no papel (são números inexistentes) não correspondendo com a realidade, tratando-se de gado “fantasma”.