Região da Ponta do Abunã não registra homicídios há 85 dias

04/02/2021 - 15:17 hs

O trabalho realizado pela Polícia Civil nos distritos de Vista Alegre do Abunã, Extrema e Nova Califórnia, vem apresentando resultados positivos para a sociedade desde a deflagração da Operação Hórus, segundo o balanço apresentado pelo delegado Odair Roberto de Almeida.

De acordo com o titular, desde o dia 10 de novembro de 2020 não foi registrado nenhum homicídio na circunscrição da 9° Delegacia de Polícia de Extrema, que abrange toda a Ponta do Abunã. “O dado é uma vitória na redução da criminalidade na região de fronteira do estado”, disse o delegado.

A Polícia informou que ano de 2020 foram presas 44 pessoas apontadas pelas investigações como envolvidas em crimes contra vida e tráfico de drogas. Este número expressivo deve-se também a atuação incisiva da Polícia Civil, incluindo ao grupo coordenado pela delegada Keity Mota Soares, que a frente de uma das equipes da Operação Hórus, vem prestando apoio na solução de crimes ocorridos naquele território.

Antes dos trabalhos realizados naquela região, a média de homicídios era de 2,6 por mês. Com a operação iniciada em 2020, o número caiu para 1,9, ou seja, dez vidas poupadas e mudança na qualidade de vida dos cidadãos, que passaram a confiar mais na Polícia deixando de carregar o medo da impunidade.

Destacam-se também, as diversas operações desencadeadas desde o ano de 2019 quando o Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) e Direção Geral de Polícia Civil (DGPC) voltou a atenção ao aumento de crimes de homicídios realizados por membros de facções e por disputas de terra.

A delegada Keity Mota ressalta a importância da inclusão daquela região na Operação Hórus, sendo também essencial à atuação em parceria com a Polícia Militar a qual de forma integrada participou de ações que resultaram em prisões e apreensões de drogas, armas e munições.

O delegado Odair Roberto informou outro dado a se comemorar, os furtos praticados que reduziram pela metade no ano de 2020, onde foram registrados 112 e 212 em 2019.