Prefeito e vice de Nova Mamoré buscam parceria com o Sebrae

Gestores municipais estiveram na sede da entidade, em Porto Velho, em reunião com diretores da entidade

Por Assessoria Sebrae/RO 04/02/2021 - 18:19 hs

Nova Mamoré, município a 290 quilômetros da capital, possui cerca de 30 mil habitantes e tem grande potencial para o agronegócio busca parcerias com o Sebrae em Rondônia. O prefeito Marcélio Brasileiro e seu vice, Sergio Bermont, estiveram reunidos no início do mês com o diretor superintendente do Sebrae, Daniel Pereira e o diretor técnico da instituição, Samuel Almeida, para conhecer os projetos e ações desenvolvidos pelo corpo técnico da entidade junto ao poder público municipal.

 

Na oportunidade, Marcélio conheceu os projetos de Educação Empreendedora desenvolvida pelo Sebrae, especialmente no âmbito do Ensino fundamental. É a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) em que os professores são capacitados e aplicam a metodologia para os alunos e o projeto culmina em uma grande Feira do Jovem Empreendedor. O objetivo é despertar característica empreendedoras nos alunos a fim de promover a cultura do empreendedorismo e a proatividade do ser humano, auxiliando-o a tornar-se um cidadão mais efetivo, numa análise mais à frente.

 

Para o prefeito, o município tem se mostrado um grande celeiro de oportunidades, sobretudo no agronegócio: “Não temos dúvidas que Nova Mamoré é a mais nova fronteira agrícola, de Rondônia. Os números dizem isso: maior produção de leite, segundo maior rebanho bovino, dentro de uma concepção de sustentabilidade adequada, entre outros indicadores relevantes. Precisamos de projetos que alavanquem ainda mais nossa economia e o Sebrae é um grande parceiro nessa caminhada”, disse o prefeito.

 

O Sebrae atua de maneira a fomentar o desenvolvimento e a competitividade das Micro e Pequenas Empresas (MPE), além de articular junto ao Poder Público, iniciativas que vislumbrem a desburocratização e implementação da Lei Complementar 123/2006, a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que tem em seu arcabouço inúmeras iniciativas no âmbito inclusive da municipalidade para gerar negócios, dando condições especiais às MPE, inclusive nas compras públicas, vislumbrando o desenvolvimento econômico local.

 

“O Sebrae desenvolve programas e projetos que auxiliam os gestores públicos municipais pois entendemos que as riquezas são geradas a partir dos municípios. Precisamos ser assertivos nas ações e buscar a desburocratização, simplificação e, claro, criar condições para a geração de novos negócios, ajudando a superarmos todos este momento de reconstrução”, disse Daniel Pereira.

 

Cidade Empreendedora

 

Uma iniciativa desenvolvida pelo Sebrae Nacional e adaptado à realidade de Rondônia, o Cidade Empreendedora é um projeto onde os municípios são avaliados através de vários eixos de desenvolvimento, buscando alcançar um nível de empreendedorismo satisfatório voltados para fomentar a geração de negócios e oportunidades. O diretor técnico do Sebrae em Rondônia, Samuel Almeida apresentou o programa Cidade Empreendedora aos dois gestores. O programa tem como foco melhorar o ambiente de negócios através da implantação de políticas públicas e ações de desenvolvimento para os pequenos negócios, medidas através de 11 critérios e indicadores, fazendo com que os benefícios da Lei Geral das MPEs sejam implantados no município.