Fundo de Previdência Social de Ji-Paraná faz entrega de benefícios

Por Decom PMJP 22/12/2020 - 14:40 hs

O Fundo de Previdência Social (FPS) de Ji-Paraná realizou, terça-feira (22), a entrega de 40 dos 100 processos de benefícios a servidores do quadro efetivo da prefeitura, concluídos no período de 90 dias, e eram aguardados havia três anos. A solenidade foi acompanhada pelo prefeito Affonso Cândido (DEM) e o presidente do FPS, Robson Casula e vereadores.

“Quando fui informado que havia servidores aguardando benefícios há mais de três anos, determinei ao atual presidente do FPS, Robson Casula, que rapidamente assegurasse esse direito a quem trabalhou a vida inteira pela nossa cidade”, garantiu Affonso Cândido, durante a cerimônia de entrega.  

De acordo com o prefeito, o recebimento de 40 dos mais de 100 benefícios concluídos em menos de 90 dias, foi mais que uma obrigação. Segundo ele, foi a reparação de um direito que estava sempre sendo adiado. “E parabenizo a todos do FPS que contribuíram para mais essa conquista em nossa administração”, reconheceu.


Robson Casula lembrou que ao assumir a gestão do FPS encontrou aproximadamente 300 processos administrativos com pedidos de aposentadoria, pensões dentre outros benefícios. Ele frisou que havia processos abertos desde 2017, sem qualquer solução. Casula explicou que para efeito de estatística, no decorrer do ano de 2020, até outubro, quando assumiu a autarquia, apenas sete processos tinham sido concluídos.

“Tenho a satisfação de informar que mais de 100 trabalhadores ou pensionista estarão recebendo seus direitos até o dia 30 de dezembro de 2020, ou seja, durante nossa curta gestão, podemos dizer que mais de um servidor ou pensionista foi agraciado todos os dias”, afirmou.

O presidente do FPS admitiu que as ações desenvolvidas neste período, tiveram o propósito de  dar uma “satisfação” aos servidores municipais e fazer com que voltem a confiar no Fundo de Previdência, que tem como responsabilidade garantir a tranquilidade de um rendimento que o servidor deverá gozar quando alcançar o justo e merecido descanso por anos de serviços prestados.


“Nesses três meses de gestão, muito foi feito para melhorar a gestão, mas é importante que todo o público saiba que o FPS merece mais atenção dos poderes executivo e legislativo deste município”, reconheceu Robson Casula.

Na sua avaliação, o fundo é carente de servidores, em que pese à dedicação e empenho dos funcionários existentes no quadro. “Falta qualificação e aperfeiçoamento constantes. Mas tudo isso só se faz com a deflagração de concurso público, após uma reformulação de cargos”, enfatizou.

 Foi solicitada e atendida pelo prefeito Affonso Cândido a deflagração de uma Tomada de Contas Especial para apurar o equívoco no investimento de R$ 25 milhões do FPS, que foi alvo de ações da Polícia Federal.

Casula sustentou que, no curto espaço de tempo em esteve à frente do FPS, foram adotados medidas para que o Comitê de Investimentos e o Conselho do FPS pudessem cumprir com suas obrigações legais para uma gestão mais transparente e eficaz, inclusive com a propositura de ação judicial para que o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindsem) fosse impelido a cumprir com a indicação de membro para o conselho.


Participaram da solenidade os vereadores Lorenil Gomes (PSDB), Ida Fernandes (DEM), Obadias Ferreira (DEM), Joziel Carlos de Brito (MDB), Izaias Arnica (PSB), procurador do Município de Ji-Paraná, Silas Rosalino Queiroz e o presidente da OAB/Ji-Paraná, Jeferson Freitas Vaz.