Servidora do Detran é presa acusada de pedir dinheiro para liberar veículos

24/11/2020 - 12:39 hs

Uma ação da Polícia Civil, deflagrada na manhã desta terça-feira (24), cumpriu mandados judiciais na Ciretran de Vilhena. Uma servidora do setor de infrações foi presa.

O delegado regional Fabio Campos esclareceu ação, que acabou com a prisão preventiva de uma servidora do órgão, que apesar de ser a única que ocupava cargo comissionado, através de indicação política, era chefe do setor “delicado”, que é o de Infrações e Penalidades.

As investigações que duraram cerca de três meses e correram sob segredo de justiça, levantou a prática de corrupção passiva por parte da servidora, que foi denunciada por cobrar taxas de pequenos valores para a agilização das liberações de veículos ou documentos.

O delegado deixou claro que as investigações não são pertinentes ao sistema do Ciretran, uma vez que não havia irregularidades nas liberações, apenas a cobrança de propina por parte da acusada para a agilização dos processos. O delegado também revelou que que a chefia e a corregedoria do órgão já vinham abrindo processos administrativos contra a denunciada, a fim de exonerá-la, mas não obteve êxito.

Porém, após denúncias de usuários dos serviços do órgão, foi possível realizar a acusação formalmente na Polícia Civil, para que a prática fosse estancada de uma vez por todas.

Por fim, Fábio exaltou a participação da população, que não se calou diante das cobranças de propina e denunciaram a servidora na chefia do órgão, que participou ativamente das investigações através do fornecimento de informações e documentos a fim de dar fim ao esquema fraudulento.

A servidora comissionada da Ciretran de Vilhena, presa pela Polícia Civil tem 34 anos e trabalhava na autarquia desde o ano passado. Ela foi investigada após donos de veículos apreendidos e com pendência documentais denunciarem o caso na Polícia.

Além de dificultar algumas liberações, a acusada facilitava outras, e chegou a autorizar que veículos irregulares circulassem pela cidade. As propinas exigidas por ela, no entanto, eram de baixos valores, em média R$ 350,00.

A Polícia pede a outras pessoas que tenham sido extorquidas pela acusada, que também ocupou cargo comissionado na prefeitura de Vilhena em 2017, para se apresentarem e confirmarem detalhes do crime, colaborando com a investigação.