Bolsonaro não aceita indenizar profissionais de saúde incapacitados pela covid-19

05/08/2020 - 08:14 hs

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recusou-se a indenizar profissionais de saúde que ficarem incapacitados permanentemente devido a complicações da covid-19 e vetou integralmente um projeto de lei que previa o valor de R$ 50 mil a tais pessoas. O veto foi publicado na edição desta terça-feira, 4, no “Diário Oficial da União” (DOU).

Bolsonaro argumenta que o projeto de lei é inconstitucional e vai contra o interesse público, porque prevê “benefício indenizatório para agentes públicos e criando despesa continuada em período de calamidade no qual tais medidas estão vedadas”. O Congresso ainda precisará analisar o veto e decidir se o mantém ou o derruba.

Os números da covid-19 no Brasil, atualizados diariamente

O projeto havia sido analisado pela última vez pela Câmara dos Deputados, e aprovado no dia 14 de julho, após mudanças feitas pelo Senado. Pelo projeto, teriam direito à indenização profissionais de saúde que, atuando no combate à pandemia, se infectaram com o novo coronavírus e ficaram permanentemente incapacitados.

OMS afirma que talvez nunca exista uma vacina da covid-19

Na justificativa do veto, Bolsonaro também aponta que o projeto é “incompatível” com três artigos da Lei de Responsabilidade Fiscal, “cuja violação pode acarretar responsabilidade para o Presidente da República”.

O projeto havia sido aprovado pelos deputados em maio, mas, quando passou no Senado, em junho, sofreu modificações. Por isso, precisou de nova análise na Câmara.

Então, profissionais de saúde, lembrem-se: se um dia contraírem o novo coronavírus e, em consequência disso, ficarem incapacitados para o ofício, o presidente Bolsonaro recusa-se a te ajudar financeiramente.