Jorge Jesus aceita oferta do Benfica e encerra passagem pelo Flamengo

Por Pedro Henrique Torre/ESPN 17/07/2020 - 19:13 hs
Foto: Gazeta Press
Jorge Jesus aceita oferta do Benfica e encerra passagem pelo Flamengo
Sem máscara, Jorge Jesus acompanha a partida entre Flamengo e Fluminense, no Maracanã

Nesta sexta-feira, o treinador aceitou a proposta do Benfica e decidiu voltar para Portugal após a passagem de pouco mais de um ano pelo Flamengo. A informação foi dada primeiro pela TVI, de Portugal.

O contrato com o clube português será de três temporadas, ao valor de 6 milhões de euros brutos (cerca de R$ 36,6 milhões na cotação atual) em cada uma. Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica e amigo pessoal do Mister, foi fundamental na escolha do treinador.

O desejo do treinador foi formalizado em encontro com o vice de futebol, Marcos Braz, na tarde desta sexta-feira. O clube, que tentou uma última cartada para segurar o Mister, mas não teve sucesso, deve emitir em breve um comunicado sobre o tema. Jorge Jesus deve se manifestar apenas em redes sociais.

Pesaram, além do lado financeiro, a saudade do convívio diário com a família - impedida de vir a Brasil em meio à pandemia - e a promessa de que o Benfica terá uma equipe forte para lutar não só pelo Campeonato Português, mas também fazer um papel digno na Champions League e ao menos alcançar as quartas de final. Além disso, a instabilidade do calendário sul-americano e a consequente incerteza se poderia disputar um Mundial de Clubes o fizeram decidir voltar para a Europa.

Técnico do Fla pode estar de malas prontas para Portugal e retornar ao Benfica; Mister comanda a equipe na decisão do Carioca contra o Fluminense

Jorge Jesus vai levar quase toda sua comissão técnica neste retorno ao Benfica: os auxiliares João de Deus e Tiago Oliveira, os preparadores físicos Mário Monteiro e Márcio Sampaio, os analistas Gil Henriques e Rodrigo Araújo. Evandro Motta, mental coach e o único brasileiro, não segue para o país.

O contrato recém-renovado de Jorge Jesus com o Flamengo até junho de 2021 previa um acordo de 3,5 milhões de euros brutos. A cláusula de rescisão aponta que até janeiro de 2021 o valor a ser pago por uma das partes que decidir romper o vínculo é de 50% do valor ainda restante do contrato. A partir de fevereiro, o valor cai para 500 mil euros.

A novela de saída de Jorge Jesus foi marcada por grande indecisão. O treinador, mais comedido do que de costume no Ninho do Urubu nos últimos dias, recusou uma primeira investida, mas, com o assédio mais forte, ficou em dúvida.

Na véspera da finalíssima do Carioca com o Fluminense, o treinador indicou aos mais próximos que deveria permanecer no Brasil. O otimismo de um Flamengo quase resignado com a saída cresceu nos bastidores. Mas a maré lusitana voltou a ser dura rival para os rubro-negros. Nesta sexta-feira, o martelo foi batido, e o técnico vai deixar o Flamengo com mais títulos - cinco - do que derrotas em sua passagem.

Nem mesmo um pacto entre Jesus e os jogadores, de voltar a disputar o Mundial de Clubes, o segurou no Brasil. A pandemia de COVID-19 paralisou o calendário do futebol pelo mundo e prejudicou o plano.

Sob seu comando, o Flamengo foi campeão brasileiro após dez anos, venceu a Copa Libertadores pela segunda vez na história e faturou também a Supercopa do Brasil, a Recopa Sul-Americana e, por último, o Carioca.

Os únicos títulos não conquistados por Jesus, entre as competições que disputou, foram a Copa do Brasil e o Mundial de Clubes, ambos em 2019, quando o Flamengo foi eliminado por Athletico-PR e Liverpool, respectivamente.

Ao todo, Jorge Jesus dirigiu o Fla em 56 jogos, com 42 vitórias, dez empates e quatro derrotas, aproveitamento de 80,9%.