Servidores relatam importância do canal de comunicação com Iperon para planejar a aposentadoria

Por Jéssie Dias 16/02/2021 - 12:09 hs
Foto: Frank Néry e Jéssie Dias
Servidores relatam importância do canal de comunicação com Iperon para planejar a aposentadoria
Entre os novos aposentados estão dez servidores do Instituto

O Governo de Rondônia, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon), publicou em 2020, 788 atos de aposentadoria. Entre os novos aposentados estão 10 servidores do Instituto. 

É um momento esperado para muitos servidores, mas a novidade pode se tornar desgastante ao longo do tempo, uma vez que os novos aposentados já estavam acostumados com a rotina de trabalho no serviço público. Pensando nisso, o Iperon possui um canal de vídeos, com dicas para que aposentados e servidores que estão caminhando para a aposentadoria saibam como administrar o tempo livre, reorganizar as finanças e até mesmo empreender.

A assistente em previdência Amujacy Perez, se aposentou em dezembro do ano passado. Para ela essa nova fase ainda é muito recente. “Eu estou conseguindo cada dia mais me conscientizar que estou aposentada, chegou meu dia. Ainda estou processando aos poucos o desligamento do trabalho. Sinto falta dos meus colegas, de trabalhar, de estar produzindo”, afirmou.

A psicóloga Maria Enilsa, destaca que neste novo ciclo de vida é normal surgirem as dúvidas quanto a nova rotina e a nova vida. “A aposentadoria é o fim de um ciclo formal e a possibilidade de iniciar novas atividades, já que agora o novo aposentado pode colocar em prática planos e sonhos que não poderiam ser realizados anteriormente por falta de tempo e oportunidade”.

Após 32 anos como técnica em previdência, Cláudia Machado, agora se dedica ao artesanato. “Para mim essa fase está sendo muito boa. Tenho planos, sou artesã e estou me dedicando mais a esse trabalho que amo muito. O importante é a pessoa ter um planejamento, para que não fique simplesmente dentro de casa, procure aprender novos ofícios para se sentir melhor após a aposentadoria”, afirma.

A psicóloga Maria Enilsa diz que para ter uma aposentadoria saudável, o importante é cuidar da saúde física e mental, da alimentação, praticar atividade física, se ocupar com novas atividades. O planejamento é a palavra-chave para quem está aposentado e para quem vai se aposentar.